quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ônibus perde freios na Serra das Almas

Foto: Livramento Agora

Um ônibus da Novo Horizonte que fazia a linha de Jussiape Livramento de Nossa Senhora, apresentou pane nos freios no trecho bastante perigoso, na Serra das Almas, na BA-148, próximo a Rio de Contas. Segundo o Livramento Agora junto, o acidente aconteceu por volta das 07h30m desta terça-feira (24). O motorista, para evitar uma tragédia, acabou colidindo o veiculo contra barra de proteção, parando no acostamento. Muitos acidentes fatais têm sido registrados no local, por sorte ninguém ficou ferido, passageiros tiveram que esperar por uma hora e meia até a chegada de um novo ônibus. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.

Com informações do Blog do Anderson

terça-feira, 24 de junho de 2014

Mão Branca, Arriba a Saia e Renan Moreira animam o Arraiá de Marcolino Moura


Já virou tradição. O Arraiá do Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, Bahia, é um dos principais circuitos de festas juninas da Região. Marcolino Moura já se encontra pronto para receber seus conterrâneos e visitantes. Na noite deste domingo (22), o forró ficará por conta de Edgar Mão Branca. “Será o São João mais esperado de todos os tempos em nosso Distrito, esperamos poder contar com a presença massiva de publico, pois todo o seu apoio tem sido fundamental para abrilhantar nossa festa”, esclareceu o vereador Luciano Pierote, um dos principais representantes daquele Distrito. A festa ainda terá apresentações de Arriba Saia, Robério dos Teclados, Zé de Chico, Dio do Acordeon e Renan Moreira.


Com informações do L12 Notícias
www.l12.com.br

sábado, 21 de junho de 2014

Tradição e fé na Festa de Corpus Christi em Rio de Contas



O feriado é celebrado em todo o Brasil mas, em Rio de Contas este dia é repleto de significado e comemorações


O dia de Corpus Christi é comemorado com muita fé e dedicação em Rio de Contas, cidade que se tornou Patrimônio Nacional. Na festa, a população, com suas manifestações expressivas, faz homenagem ao padroeiro da cidade o Santíssimo Sacramento.


A cidade se transforma, a festa se reveste de características próprias e incorporou-se à vida social dos moradores. Populares e grande número de turistas se deslumbram com um dos eventos mais importantes da cidade, que proporciona um espetáculo maravilhoso de arte e religiosidade. Diversas atividades fazem parte da tradição: novenas, apresentações de banda filarmônica e corais, passeata, leilão, procissão, missa solene, chuva de papel picado e queima de fogos de artifícios. As fachadas das residências, prédios públicos e comerciais ganham um colorido todo especial. As ruas são decoradas com tapetes que formam figuras representativas da simbologia da festa, confeccionados com palhas de arroz, serragem, casca de ovo, areia colorida e cal.

Corpus Christi é uma festa que comemora a presença do corpo de Cristo no sacramento da eucaristia, pela transformação do pão e do vinho em corpo e sangue. As comemorações remontam ao século XII, quando o Papa Urbano IV a instituiu para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Em Rio de Contas, a festa de Corpus Christi configura-se como a manifestação de uma cultura que perdura no tempo. É ao mesmo tempo passado e presente, e assim, ela deve ser interpretada e apreendida.

Rio de Contas: Patrimônio Nacional


Rio de Contas está situada na Chapada Diamantina e sua sede à margem esquerda do rio Brumado. A colonização da região teve início no final do século XVII, quando escravos foragidos se instalaram na margem esquerda do Rio de Contas Pequeno, atual cidade de Brumado que, em pouco tempo, tornou-se ponto de pouso para viajantes que das Minas se dirigiam para Salvador.


A descoberta de minas na região favoreceu a ocupação deste trecho da chapada quando, em 1745, dá-se a transferência de uma antiga vila - a de N. Sra. do Livramento de Minas do Rio de Contas - para o novo sítio, denominada Vila Nova de N. Sra. do Livramento e Minas do Rio de Contas. A Vila é elevada à cidade em 1885.

É uma das raras "cidades novas" coloniais, criada por Provisão Real, que apresenta praças e ruas amplas, igrejas barrocas e arquitetura civil sem paralelo em todo o Sertão Baiano. Este acervo é constituído basicamente por edifícios da segunda metade do século XVIII e início do XIX, de relevantes características arquitetônicas, que conservam o mesmo padrão adotado no litoral do estado, sendo os monumentos religiosos e públicos em pedra e o casario em adobe.

O prestígio e a opulência da cidade estão retratados nas edificações públicas, nos casarões e igrejas, objetos de tombamento pelo IPHAN. Em 1958, duas dessas edificações do período colonial, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e a Igreja de Sant’Ana, foram tombadas isoladamente. O antigo Paço Municipal, um ano depois, foi incluído no Livro de Tombo. Somente em 1980, Rio de Contas tornou-se Patrimônio Nacional tendo o seu valor histórico-arquitetônico reconhecido.




Fotos: Manu Dias e Sayonara Pinto

Fonte: Ascom – IPHAN - BA

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Tradição e fé reúnem moradores e turistas em Rio de Contas durante Corpus Christi

Governador Jaques Wagner participa dos festejos de Corpus Christi no município de Rio de Contas.

Fotos: Manu Dias/GOVBA

Turistas e moradores do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, participaram dos festejos do feriado de Corpus Christi que, nesta quinta-feira (19), contou com a presença do governador Jaques Wagner e da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, durante missa solene realizada na Igreja Senhora Santana, presidida por Dom Armando Bucciol.

Na noite de quarta-feira (18), shows de artistas locais e regionais, apoiados pela Bahiatursa e pela Secretaria do Turismo, animaram o público que transitava pelas ruas iluminadas apenas por lanternas. Na manhã desta quinta, após os fogos da alvorada que são acesos às 5h, estudantes cobriram as ruas com tapetes feitos de palha de arroz, areia e pó de serra, para a passagem da procissão. 

Os moradores também enfeitaram suas casas, encantando os turistas. O veterinário e a professora, Maurício e Soraia Faria, de Salvador, são casados e foram de motocicleta passar o feriado em Rio de Contas. “Eu já conhecia a cidade, mas não nesta ocasião. Estou encantada com a decoração, com a união da comunidade, com a socialização, eu estou apaixonada”, afirmou Soraia.

O professor paulista Aparecido Martins está passando o feriado e o final de semana no município e também está gostando do passeio. “Gostei dos shows na praça, da iluminação, e isto é importante, atrai pessoas de fora e tem uma dinâmica cultural muito rica”.

Hotelaria e tradição 

Proprietária da Pousada Maia, onde Aparecido está hospedado, Tânia Maia disse que nesta época a renda está garantida. “Neste período a fé e a tradição, que hoje não são mais vistas em todo lugar, atraem muitos turistas e realmente as pousadas ficam lotadas”.

A estudante Ana Paula Souza, 12 anos, está na sétima série e foi uma das voluntárias que ajudaram na ornamentação das ruas. “Há muito tempo o tapete tradicional por onde a procissão passa é feito pelos alunos da cidade. O município é conhecido como cidade histórica e esta festa religiosa atrai muitos turistas. E para nós estudantes também é bom porque vamos fazendo este trabalho voluntário”.

Aos 60 anos, Regina Souza, moradora de Rio de Contas, diz que o maior prazer da sua vida é esta passagem do santíssimo. “Isso é uma honra para nós, além de ser muito bom porque atrai turistas, que melhoram a renda da cidade”, afirmou.

O Santíssimo Sacramento ficou disponível para adoração a partir do meio-dia, após a missa na Igreja Senhora Santana, que tem mais de 200 anos de construída. A partir das 16h, como todos os anos, foi levado em procissão pelas ruas da cidade, até a Igreja Matriz. 

Ações em Rio de Contas

No mês passado, o governador entregou, em Mato Grosso, distrito de Rio de Contas, o Sistema de Abastecimento de Água da localidade, que foi ampliado. Mais de mil moradores estão sendo beneficiados pela água do Rio Brumado, a partir de 300 ligações domiciliares. 

Na ocasião, Wagner também assinou Ordem de Serviço para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e construção de Adutora, que vai atender mais de quatro mil moradores da localidade de Marcolino Moura, uma das maiores da região. A implantação de 1.260 metros de tubos, Estação Elevatória e de Tratamento terá investimento de R$ 1,6 milhão, com recursos do Governo do Estado, por meio da Embasa. 

A população da histórica Rio de Contas, a primeira cidade planejada do Brasil, será beneficiada ainda com a inauguração de mais uma unidade da Farmácia da Bahia. O objetivo do Programa é fortalecer o processo da reestruturação dos serviços e o desenvolvimento das ações de assistência farmacêutica em 50 municípios baianos até 15 mil habitantes.

Com informações da Secom/BA

Em Rio de Contas, Paulo Souto confirma apoio do PSC; aliança chega a 18 partidos


O candidato da oposição a governador Paulo Souto (DEM) cumpriu uma tradição pessoal e participou da procissão de Corpus Christi em Rio de Contas, na tarde desta quinta-feira (19). Na terra natal de seu pai, o falecido desembargador Antônio Carlos Souto, ele foi recebido com muito carinho e soube da oficialização do apoio do Partido Social Cristão (PSC) à chapa majoritária oposicionista, ao lado do presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, e do deputado federal Claudio Cajado.

Com a confirmação do engajamento do PSC, feita pelo presidente estadual do partido, Eliel Santana, a frente oposicionista comprometida com a eleição de Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador) chega à marca de 18 legendas (DEM, PSDB, PMDB, PROS, PTN, SDD, PRB, PV, PRP, PPS, PT do B, PSDC, PTC, PHS, PEN, PMN, PPL e PSC).

Em Rio de Contas, Paulo Souto ainda recebeu apoios variados e inusitados à sua candidatura, como o do presidente municipal do PC do B, Antonio Severino Silva de Souza, e de um grupo de ex-militantes do PT, formado por Tim, Beto Souza, Enelito Brandão, Angela Guedes e Valban Novaes.

Com informações do Blog do Rodrigo Ferraz

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Autoridades e população lutam pela permanência do fórum do município

Foto: Dariston Cleber | Livramento Diário

A fim de mobilizar autoridades e cidadãos quanto a luta para que o Fórum do município de Rio de Contas não seja extinto, um evento foi realizado na Câmara de Vereadores do município, nessa terça-feira (17). Além do valor histórico para aquela localidade, o Presidente da Subseção de Brumado da Ordem dos Advogados do Brasil, Osvaldo Luiz Laranjeira Bastos Júnior ressaltou em seu pronunciamento o aumento número de demandas judiciais daquela comarca e a necessidade de mantê-la a serviço da população. Também defendendo a permanência da Comarca estiveram presentes a reunião: o prefeito de Rio de Contas, Márcio de Oliveira Farias ; o prefeito de Jussiape, Gilberto Freitas; Mona Lisa Trindade, Delegada da OAB/BA – Livramento; Edmundo Albuquerque ,Delegado da OAB – Rio de Contas; além de secretários municipais , vereadores e comunidade local.

Com informações do Livramento Agora

sábado, 14 de junho de 2014

Rio de Contas, eu te escrevo esta carta(…)” Residência artística em vídeo-cartas


Convidamos interessados na criação coletiva de arte e de idéias para a residência artística “Rio de Contas, eu te escrevo esta carta(…)”, com Rúbia Mércia (pesquisadora, realizadora e coordenadora de Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes de Fortaleza) e Irene Bandeira (realizadora, fotógrafa e professora de audiovisual, atualmente é aluna da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes de Fortaleza). A residência prevê oficinas práticas e teóricas de vídeo, com foco no vídeo-carta;  a partir desses encontros serão pensados, realizados e exibidos vídeo-cartas, instalações, exposições.
A proposta do projeto é construir um mapa afetivo de Rio de Contas através da realização e do gesto da troca de vídeo-cartas. O objetivo é realizar uma oficina de experimentação em correspondência fílmica a partir das narrativas audiovisuais e suas diversas conexões com a literatura, a fotografia, as artes-visuais e mídias móveis, os arquivos pessoais (fotografias antigas e recentes dos moradores, cartas, objetos pessoais, …). A memória do lugar e as narrativas de cada pessoa, serão o ponto de partida para a construção dessa cartografia afetiva re-criando o território a partir de histórias sejam elas públicas ou privadas, individuais ou coletivas, reais ou inventadas.
Rúbia Mércia Medeiros é realizadora, pesquisadora e produtora audiovisual. Curadora, idealizadora da “Mostra  de Filmes-carta: por uma estética do encontro”. Atualmente é coordenadora da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes – Fortaleza. Coordenadora regional (Nordeste I) do projeto Inventar com a Diferença. Tem atuado com projetos na área de cinema e educação, e em centros de formação livre.
Irene Bandeira é realizadora e fotógrafa, formada em Comunicação social pela Unifor e especialista em Semiótica pela Uece. Extensão universitária na Universidade de Salamanca, Espanha, em Comunicação audiovisual. Professora de audiovisual do Cuca Che Guevara no período de 2009 a 2010. Atualmente aluna do curso de realização da escola de audiovisual da Vila das Artes. 
Oficinas: 28 de junho a 13 de julho, em Rio de Contas

Local de realização das oficinas: Espaço Imaginário – Rio de Contas
Horário: meio período, manha ou tarde, a ser definido com os inscritos
Informações: (77) 3475-2328 / (77) 8100-3642
Mail: espacoimaginario.riodecontas@gmail.com

A residência artística  Rio de Contas, eu te escrevo esta carta(…)” é uma das ações gratuitas propostas pelo projeto “Imaginários”, premiado pelo edital 23/2012 “Dinamização de Espaços Culturais”, daSecretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.


Mais informações e inscrições:
http://espacoimaginarioriodecontas.wordpress.com

quarta-feira, 11 de junho de 2014

16ª Corrida Ecológica Brumado a Rio Contas se aproxima

Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O empresário Alecarlos Pires, proprietário do Shopping Byke, realiza há 16 anos a Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas, evento que hoje em dia tem notoriedade nacional no mundo do ciclismo. Ano após ano o número de atletas que participam do evento cresce muito, no ano passado, foram quase 200 ciclistas de vários lugares do país que fizeram história na competição. Mais uma vez a Federação Baiana de Ciclismo, virá para acompanhar a disputa. No dia 14 de setembro – domingo, Brumado, Rio de Contas e toda a região receberão os atletas corajosos que novamente vão mostrar a sua determinação e lutar pelo troféu mais desejado do ciclismo baiano: O da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas.

Com informações do Brumado Notícias

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Estrada Real atravessa 13 municípios da Chapada

Com o intuito unir dois antigos centros do ouro, o projeto é destaque no Salão. Foto: Tatiana Azeviche/Setur

Com o intuito unir os dois antigos centros do ouro no Estado, o projeto da Estrada Real, que propõe um percurso que atravessa 13 municípios na região da Chapada Diamantina e entorno, é destaque durante o 3º Salão Baiano de Turismo. A iniciativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) visa o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, além de, contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Após um levantamento foi possível identificar registros históricos do século XVIII em destinos ricos em atrativos turísticos. O secretário do Turismo, Pedro Galvão, falou a fase inicial do projeto. “Estamos fazendo um georreferenciamento da Estrada Real, que engloba cidades como Jacobina, Morro do Chapéu, Seabra e Rio de Contas, dentre outros municípios, que ainda resguardam aspectos históricos, tais como vestígios dos antigos pavimentos do caminho que eram usados para levar alimentos para os mineradores e trazer as riquezas”. É válido ressaltar esta fase conta com o apoio da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).

Logo depois, terão as etapas de roteirização e infraestrutura e que a Estrada Real possa contribuir para o desenvolvimento dos municípios que fazem parte do seu eixo. Galvão falou das perspectivas para o projeto. “Nossa intenção é fazer, ainda este ano, o lançamento de uma 14ª zona turística, que deve ser chamada Caminhos Reais da Bahia”.

Com informações da Bahiatursa

Humor: o futuro é agora!


Chapada Diamantina: Muita beleza para pouco turista

"A expedição da Revista Veja ao cruzar pela Chapada Diamantina, percebeu aquilo que estamos cansados de saber: o turismo não é e nunca foi uma prioridade dos governos (municipal, estadual e federal). A região aliás não dispõe de nenhuma política séria de geração de emprego e renda. Não fixa o homem no campo, tampouco na cidade. Jovens que rompem o ciclo histórico de reprodução social e migram em busca de cursar uma faculdade dificilmente retornam à região. Confiram a íntegra do que a Veja relatou sobre a região"

Expedição VEJA passa pela Chapada Diamantina a caminho de Janaúba (MG) - Jonne Roriz
O ônibus da Expedição VEJA cruzou a Chapada Diamantina, na Bahia, em nosso trajeto desta quinta-feira. Os impressionantes paredões de pedra nos acompanharam por um trecho de aproximadamente 200 quilômetros, e devem continuar fazendo parte da paisagem por algumas horas nesta tarde.
Esta é a região de chapada mais extensa do Brasil. O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem 152.000 hectares. A região tem uma infinidade de grutas, cavernas e cachoeiras - a segunda queda d'água mais alta do Brasil, a Cachoeira da Fumaça, tem 340 metros de altura.
O potencial turístico da região, entretanto, parece sub-aproveitado. A chapada, que abrange quase trinta municípios, recebe 120.000 turistas por ano (a cidade goiana de Caldas Novas recebe 1 milhão) e, com exceção da pequena Lençóis (BA), o turismo não é a principal atividade econômica dos municípios da região. 

quarta-feira, 4 de junho de 2014