domingo, 5 de setembro de 2010

O plantio de Oliveiras em Rio de Contas

Notícia enviada via e-mail por Didier Chinchilla

A OAA mantem desde 2006 uma Fazenda Experimental sobre a aclimatação das Oliveiras no microclima dos Cerrados de Altitude, nos Gerais de Rio de Contas e Erico Cardoso. Montamos o experimento com a Embrapa Petrolina (Professor Joston Assis). São um pouco mais de 1.500 pés de oliveiras de umas 15 variedades, numa gleba de quase 29 hectares que fica perto da Fazenda Vaccaro. Sou leitor regular do blog (pois ainda moro em São Paulo).


Tenho a imensa alegria de informar ao blog que quinta feira (26/08) muitas oliveiras amanhecerem com floração, o que nos deixa muito otimistas sobre o futuro da oliveira nos Gerais de nossa região.

Tomam conta do nosso experimento o Engenheiro Agrônomo Eder Doll e o Técnico Altair José dos Santos, que reside na Fazenda Experimental. O plantio das mudas e os primeiros cuidados foram realizados em 2006 e 2008 pelos Agrônomos Marcos Vaccaro e Noner Breno Ribeiro Duarte (esse de Ibicoara). Também colaborou em 2009 o técnico agrícola Jonas Almeida Costa, de Salvador, agora estudante na faculdade de Cruz das Almas.

Nossas empresas têm como objetivo, além de implantar as oliveiras na região dos Cerrados de Altitude, promover o plantio e o comércio justo de árvores frutíferas (mangas, maçãs, cítricos...), do café e de reflorestamento (eucaliptos para abastecer o pólo cerâmico da região de Livramento e essências nativas, como o landim do brejo).




Didier Chinchilla
Dirigente da empresa
OAA - Oliveiras, Azeitonas e Azeites do Brasil Ltda.
didier.chinchilla@foodandwood.com

Nenhum comentário: